domingo, 30 de janeiro de 2011 0 comentários By: Fredolento

Por que é bom cantar no chuveiro?


Graças aos azulejos e paredes do boxe, a voz volta melhor do que saiu

por Raphael Soeiro
"Os apreciadores de banho quente inalam seu calor, que adentra seus espíritos. Isso faz com que fiquem alegres e, com frequência, comecem acantar", diagnosticou o muçulmano Ibn Khaldun em 1377. Espíritos à parte, ele acerta em um ponto: cantar no banho tende a alegrar. 
O costume de cantar no chuveiro não é um fator cultural ou a expressão da timidez pela vergonha de cantar em público. A explicação é bem mais simples: as pessoas cantam no chuveiro porque ouvem sua voz de uma forma mais agradável que no dia a dia. E a explicação está na física aplicada.

As paredes sólidas e lisas do banheiro fazem com que este cômodo da casa se comporte como uma caixa de ressonância, de modo que as ondas sonoras refletem nas paredes, aumentando a intensidade do som e fazendo que nossa voz pareça bem mais potente. Ademais, devido à reverberação a voz mantém-se mais tempo no ar após a emissão de cada nota.
Além disso as notas graves soam mais fortes e permanecem mais tempo no ar do que as notas agudas. Como, em geral, é nas notas graves onde menos desafinamos, a melodia soa quase tão perfeita e agradável para os ouvidos, que parece estar sendo cantada pelo próprio interprete da canção.
Afinal de contas, a superfície lisa e as dimensões reduzidas fazem o som reverberar, encorpando sua voz (ver quadro abaixo). 

A acústica do banheiro também favorece instrumentos. E isso mudou nossa música: foi no banheiro da casa da sua irmã que João Gilberto criou a batida de violão da bossa nova.

Só sucesso

Fatores que turbinam o canto no banho

Porta
Quando mais denso o material, maior a reflexão de ondas sonoras. Uma porta de vidro seria ótima; uma de acrílico, mais ou menos. Já uma cortina de plástico, menos densa, vai deixar sua voz escapar.

Azulejos
Feitos de cerâmica, eles refletem melhor as ondas sonoras. Isso faz com que o boxe funcione como uma caixa de ressonância - o som se torna mais intenso.

Área pequena
Quanto menor o boxe, melhor a acústica. Paredes próximas favorecem a reverberação - a voz fica mais tempo no ar após a emissão de cada nota, dando a sensação de um som mais cheio.

Paredes limpas
Móveis são obstáculos para as ondas de som. Como o banheiro geralmente possui menos mobília, favorece a reverberação do som.

Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/bom-cantar-chuveiro-614470.shtml
           http://forum.intonses.com.br/conversa-livre-f2/voce-canta-chuveiro-por-que-tao-bom-t6250.html