sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 By: Fredolento

DESTINO EXISTE?

O DESTINO ESTÁ NAS ESTRELAS


A idéia de um futuro               
predeterminado move                      
filosofias e religiões.
E serve de combustível
para um dos conceitos 
mais antigos da 
humanidade;o de 
que os astros 
regem nossa vida.


VÁRIAS RELIGIÕES E UM DESTINO

 O conceito de destino sofisticou-se com o tempo. Ele se tornou fundamental para a filosofia e a religião. E continua até hoje. Tanto que uma doutrinas mais antigas sobre o assunto ainda está em voga; a do carma( teoria que prega, que tudo que está acontecendo nesse exato momento é resultado de nossas escolhas feitas no passado. Infelizmente, muitos fazem escolhas inconscientes e, por isso, acham que não são escolhas. Mas são).
 O surreal é que a idéia de uma futuro predeterminado e, ao mesmo tempo, inescrutável, tem uma colaboradora inusitada. a ciência. Ela mesma indica que, sim, seu futuro está escrito. Como disse Einstein em pessoa; "A distinção entre passado, presente e futuro é uma ilusão".

LIVRE-ARBÍTRIO
 E 
CAOS SÃO SINÔNIMOS
 PARA BOA PARTE DAS 
FILOSOFIAS 
 E RELIGIÕES.

A passagem do tempo é uma ilusão. O futuro existe agora mesmo. E é tão imutével quanto o passado. É o que mostra a Teoria da Relatividade. Isso significa que o destino pode existir? Significa.

 Imagine tudo o que está acontecendo agora, neste segundo. Você acaba de piscar o olho. Uma moeda afunda na aguá de Fontana di Trevi, em Roma. O sol se põe num vale de Marte.Só da um desconto; pode ignorar que você não tem como saber se tudo isso está acontecendo mesmo. Só ´pense nessas imagens como um retrato do Universo inteiro neste momento.
 Agora vou pedir que um leitor de uma galáxia muito,muito distante faça o mesmo exercício.Na idéia que ele faz agora do Cosmo vai estar piscando o olho, a moeda e tudo mais?Vai.
  Mas este ser, da outra galaxia fica com sede e vai a cozinha tomar sua bebida predileta. Agora que ele está na cozinha peço que ele faça outro relato mental do Universo. E então muda tudo. Na nova imagem dele, feita só 10 segundos depois, a Terra estará no ano de 2100. Isso acontece  porque a forma como os índividuos percebem a passagem do tempo muda conforme eles se movimentam.
 Só que a história muda quando entram distâncias muito grandes na jogada. A geometria da coisa é complexa demais para entrar neste texto. Mas resumindo é o seguinte; distâncias intergaláticas, de bilhões de anos-luz amplificam o efeito da velocidade. Por isso que no exemplo do ser da outra galaxia bastou uma caminhada na cozinha a menos de 10km/h para dar aquele salto de 100 anos.
 Por isso Einstein disse que a diferença entre passado, presente e futuro é ilusória.Na prativa, tudo o que ainda vai acontecer já aconteceu.



Fonte; Revista Superinteressante Janeiro de 2011, livro AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO, de Deepak Chopra.

0 comentários:

Postar um comentário